Projeto

O TRAIN-INC é um projeto europeu destinado a aumentar o grau de empregabilidade das pessoas com deficiência intelectual, melhorando a sua autonomia pessoal através da inclusão social e do emprego. O projeto é promovido no âmbito do programa ERASMUS + 2014-2020 (Ação-chave 2 – Parcerias estratégicas de apoio à inovação no campo da educação de adultos), com uma subvenção total de 217.276,00 €. A data de início do projeto é o dia 1 de setembro de 2018 com data final de 31 de agosto de 2020.

train2


Sobre o que é isso?

Apesar das fortes iniciativas políticas em muitos países da UE nas últimas duas décadas, especialmente aquelas que enfatizam as medidas ativas do mercado de trabalho, em vez da prestação de benefícios passivos, prevalece o baixo nível de emprego entre os portadores de deficiências. Isto pode ser um reflexo do facto de os mercados de trabalho em muitos países da UE terem mudado consideravelmente ao longo do passado recente. Houve uma mudança em direção a empregos altamente qualificados, impulsionados pela tecnologia e globalização, e, portanto, houve uma redução na contratação de trabalhadores de baixa qualificação (e as pessoas com deficiência estão super-representadas neste grupo). Apesar dos esforços de políticas públicas, portanto, as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência permanecem restritas.

Uma das principais ferramentas para melhorar a vida das pessoas com deficiência é a Estratégia Europeia para a Deficiência 2010–20, adotada em 2010, baseada na Convenção da ONU e levando em consideração a experiência do Plano de Ação para Deficientes (2003–10). De acordo com esta estratégia, o projeto pretende responder às seguintes necessidades:

  • Deficiências e falta de formação profissional formal e falta de experiência de formadores profissionais..
  • A necessidade de adquirir o hábito de convivência social e comportamento responsável que estão presentes em alguns casos e é uma condição essencial para alcançar a integração social: fracas competências de comunicação, falta de empatia, etc.
  • A insegurança e a falta de estabilidade no emprego a que a pessoa com deficiência pode ter acesso, bem como os baixos salários, que estão amplamente relacionados aos baixos níveis de qualificação e especialização.
  • A necessidade de serviços públicos específicos que ajudem as pessoas com deficiência a ingressar no mercado de trabalho, permitam que eles se promovam a partir da troca de emprego e dividam o trabalho em tarefas intermédias.
  • A necessidade de um tutor como instrumento para o desenvolvimento de itinerários profissionais personalizados. Esses suportes são necessários tanto no estágio formativo quanto no trabalho em si, para que a pessoa consiga um emprego e depois para manter o emprego.
  • Os preconceitos e barreiras sociais que permanecem profundamente arraigados, especialmente no mundo rural, bem como a discriminação da pessoa e a rejeição social por causa da sua deficiência, que muitas vezes explica o sentimento de baixa auto-estima e traz discriminação e exclusão social.
  • A necessidade de uma vontade determinada de incorporar todos os agentes sociais na busca de iniciativas inovadoras que signifiquem um benefício para todos. Nesse sentido, existe certa distância entre empresas e grupos com problemas de integração.

Abordagens inovadoras

O projeto apresentará as seguintes inovações:

  • O uso da metodologia de treino de aprendizagem cooperativa adaptada às necessidades das pessoas com deficiências intelectuais, através do desenvolvimento de diferentes recursos inovadores.
  • O uso da metodologia de “auto-emprego com apoio” para pessoas com deficiência, para aumentar suas oportunidades em ingressar no mercado de trabalho.
  • A promoção de ferramentas de TIC, realidade aumentada e tecnologia aberta para criar e desenvolver ferramentas de apoio, como plataformas de aprendizagem de código aberto, onde os recursos de aprendizagem serão acessíveis para formadores e utilizadores finais.